top of page
Buscar

Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Em 30 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, para conscientizar a população da importância do diagnóstico e do tratamento precoces desta doença que é uma das principais causas de incapacidade de adultos jovens. No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que mais de 30 mil pessoas sejam portadores da doença, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.


A fase inicial da esclerose múltipla é bastante sutil.

Os sintomas são transitórios, podem ocorrer a qualquer momento e duram aproximadamente uma semana. Tais características fazem com que o paciente não dê importância às primeiras manifestações da doença que é remitente-recorrente, ou seja, os sintomas vão e voltam independentemente do tratamento. A pessoa pode passar meses ou anos apresentando leves sintomas sensitivos, pequenas turvações da visão ou pequenas alterações no controle da urina sem dar importância a esses sinais, porque, depois de alguns dias eles desaparecem.


Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce é fundamental, pois pode reduzir as complicações, evitar consequências maiores (sequelas) e propiciar melhores condições para enfrentar e conviver com a doença. Os medicamentos que podem modificar o seu curso são chamados imunomoduladores. Eles reduzem os surtos e retardam a evolução da incapacidade neurológica.


Fonte:

1 visualização0 comentário
bottom of page