top of page
Buscar

Desconforto nas pernas pode ser sintoma de doença neurológica

A síndrome das pernas inquietas (ou síndrome de Ekbom) é uma condição neurológica bastante frequente e pouco diagnosticada. Ocorre principalmente em momentos de repouso (ao deitar, assistir TV, ir ao cinema, viajar de carro ou avião) e afeta a qualidade de vida das pessoas. A característica fundamental é a presença de desconforto e alterações de sensibilidade (sensação de fisgada, inchaço, dor, queimação, arrepio ou comichão), especialmente notável nas pernas, mas que pode acometer também os braços nos casos mais graves e é aliviado por movimentação da parte corporal afetada. Em geral, os sintomas são mais intensos à noite e o paciente apresenta dificuldade para dormir.


Entre os fatores de risco para a síndrome das pernas inquietas, temos:

· Idade

· Hereditariedade

· Gravidez

· Doenças crônicas (como diabetes, doenças renais, doença de Parkinson)

· Privação de sono

· Uso de álcool ou cafeína

· Tabagismo

· Obesidade


É preciso esclarecer que esse distúrbio não tem nenhuma relação com certos movimentos rítmicos e repetitivos que aparecem quando a pessoa está distraída ou muito tensa. Há quem balance as pernas enquanto lê, escreve ou vê televisão, porém esses movimentos desaparecem assim que a pessoa se dá conta do que está fazendo. Já a síndrome das pernas inquietas é uma condição involuntária, portanto impossível de ser controlada apenas pelo nosso desejo.


O diagnóstico de síndrome das pernas inquietas é predominantemente clínico, baseado na descrição dos sintomas. Como a doença se manifesta através de diferentes sintomas, e muitas vezes o paciente não sabe explicar ao certo o desconforto que sente, é comum que esse distúrbio seja diagnosticado após anos de sofrimento e busca por diferentes especialistas. O tratamento é relativamente simples, feito com medicações específicas e com higiene do sono.


Fonte

Grupo Brasileiro de Estudos em Síndrome das Pernas Inquietas (GBE-SPI)- Síndrome das pernas inquietas- Diagnóstico e Tratamento Arq Neuropsiquiatria 2007;65(3-A):721-7

Síndrome das pernas inquietas : Consenso Brasileiro 2013 / Associação Brasileira do Sono ; Geraldo Rizzo (coordenador). -- 1. ed. -- São Paulo : Omnifarma, 2013.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page